sexta-feira, 31 de agosto de 2012

"Tudo é Vaidade"

"(...) vaidade de vaidades, tudo é vaidade." Eclesiastes 1:2b
No mundo em que vivemos hoje existe uma busca desenfreada por sucesso, seja ele profissional, social, amoroso ou, até mesmo, religioso. O homem não mede esforço para conseguir o que sonha, ou o que tem planejado a sua vida inteira, e considera o resultado de seu árduo trabalho um prêmio inestimável. Seus desejos são insaciáveis e suas vontades parecem nunca alcançar um patamar estável. Muitos acreditam que esse estilo de vida é resultado de um grande processo de globalização capitalista e que suas origens são bastante atuais. Mas será mesmo que essa vaidade humana começou apenas há poucos anos atrás?

Vemos nos dois primeiros capítulos do livro de Eclesiastes (escrito a aproximadamente 935 a.C.) uma tese muito interessante que comprova o existência de um desejo de superioridade do homem. O sábio Rei Salomão esforçou-se para compreender a atitude humana e chegou a seguinte conclusão:
"Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento." Ec 1:14
Independente da motivação que levava o homem a realizar tal coisa, o resultado do seu trabalho era a pura vaidade. "Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?" (Ec 1:3). O trabalho do homem não lhe garante nenhum benefício real, a não ser a satisfação de suas vaidades. Até mesmo os atos mais nobres, como conhecer a sabedoria - onde o próprio Salomão o fez -, estavam incluídos nessa teoria:
"Apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a saber o que é loucura e o que é estultícia; e vim a saber que também isso é correr atrás do vento." Ec 1:17
Quão miseráveis somos! Será que não há nenhuma motivação ou nenhum trabalho que o homem se contente em fazê-lo, que não seja pela pura vaidade? Claro que sim! "Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que Lhe agrada (...)" Ec 2.26. O homem por si só não teria prazer em seu trabalho, mas considerando as motivações divinas, Deus o abençoa em suas responsabilidades. 
"Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isso vem da mão de Deus, pois separado Deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se?" Ec 2:24,25
A nossa dependência para com Deus é muito clara. Qualquer outra motivação se evidencia puramente em satisfazer desejos humanos. Que possamos buscar no SENHOR o conforto para as nossas vidas, e realizar com zelo os nossos compromissos, cientes que dependemos completamente Dele!

2 comentários:

  1. Deus seja Louvado!!!! Que o Senhor nos abençoe com a sabedoria de poder entender a Sua Palavra para não pecar contra Ele...
    Deus o abençoe e dê a cada dia crescimento no conhecimento do Senhor!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Amém!!! A verdadeira motivação do crente DEVE ser o Senhor. Caso contrário, as nossas obras serão pura VAIDADE.

    ResponderExcluir