terça-feira, 7 de agosto de 2012

Viver pela Graça


      - Leitura em I Pe 1:3-12.


O texto referido acima fala sobre algo extremamente maravilhoso: a graça de Deus. Esse é o tema central dessa Epístola de Pedro (5:12). Deus, em sua muita misericórdia, nos deu vida e esperança para vivermos de modo digno do Senhor (Cl 2:10). Sim, esperança, pois nós estávamos mortos em nossos pecados, mas a graça de Deus se manifestou abundantemente sobre a nossa vida (Rm 5:20), de modo que esperamos um dia desfrutar de uma herança incorruptível reservada nos céus para nós (v. 4)! Isso é graça: receber um presente sem nem mesmo merecê-lo! E essa é a graça que nos salvou, como diz nos versos 10 e 11.
Uma vez salvos, os versículos seguintes do capítulo 1 de I Pedro nos mostram como viver pela graça de Deus. Vejamos os seus ensinamentos.

1.      Viver em Santidade (vs. 13-16)

Neste trecho, o apóstolo Pedro nos dá três meios onde podemos viver em santidade. Vamos ver cada um deles:
·         - Cingir o vosso entendimento (v. 13): Significa “cercar” o nosso pensamento com as coisas espirituais, não dando espaço para a carnalidade. “Habite ricamente em vós a palavra de Cristo, (...)” Cl 3:16. É necessário investir mais tempo com a leitura da palavra de Deus para está preparado contra as ciladas de Satanás (Tg 4:7). Através da Bíblia o nosso entendimento e a nossa mente são transformados, vemos isso em Romanos 12:2;
·         - Não vos amoldeis às paixões (v. 14): Para vivermos em santidade, devemos está livre do pecado que anteriormente nos cercava. Somos uma nova criatura, não estamos mais sob o domínio do pecado. Ver Rm 6:1,2. Vimos que a graça de Deus é muito maior do que o pecado que cometemos, mas isso não é desculpa para continuarmos no pecado. O apóstolo Paulo nos fala em Gl 5:16,17 sobre a guerra que existe entre a carne e o Espírito e entendemos que não existe empate nessa batalha. Só um pode sair vitorioso, e nesse caso, sempre será o mais forte.
·         - Porque Ele é santo (v. 15): Quando aceitamos a Cristo, temos total identificação com a Sua morte e Sua ressurreição. É exatamente o que diz em Rm 6:4 – “Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” Essa identificação deve nos levar a um estado de santidade, pois o nosso Deus é santo.

2.      Viver em Temor (vs. 17-21)

De acordo com o texto entendemos que viver em temor significa viver em eterna gratidão por ter a graça de Deus nos alcançado. O precioso sangue de Cristo, sem defeito e sem mácula, foi derramado na cruz para nos salvar. Não existe outro pagamento que seja suficiente para remir os nossos pecados, nem mesmo “a prata ou o ouro” (v. 18). “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,” é o que diz em Cl 1:13. A palavra “temor” não significa que devemos viver com medo de Deus. Veja II Tm 1:7. Devemos viver em reverência a Palavra de Deus.

3.      Viver em Amor (vs. 22-25)

O amor é algo essencial na vida de um cristão. O apóstolo João faz algumas referências ao amor e a comunhão dos irmãos como algo que prova o novo nascimento. “Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outro (...)” I Jo 1:7. Da mesma forma, o apóstolo Pedro, parafraseando o v. 22, diz: Se vocês andam nos caminhos do Senhor, obedecendo à Verdade, amai-vos uns aos outros! O próprio Cristo também disse isso em Jo 13:35.
Devemos também viver em amor e em completa confiança na palavra de Deus, pois ela permanece eternamente (v. 23). O homem e toda a sua glória são como a erva, completamente passageira e vulnerável ao tempo. O nosso prazer deve está na lei do Senhor, assim como o salmista, quando diz: “Quão doces as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.” Sl 119:103.

Um comentário:

  1. Deus seja louvado pela Palavra da Verdade!!!
    Você está nos ajudando a refletir junto contigo......

    ResponderExcluir