quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Guardar a Palavra de Deus. É necessário!

"Filho meu, guarda as minhas palavras e conservas dentro de ti os meus mandamentos." Provérbios 7:1

Este é um conselho que vemos repetidas vezes durante grande parte do livro de Provérbios, e se fôssemos citar todos os versos que falam sobre isso, gastaríamos um bom tempo. O rei Salomão escreveu estes textos, possivelmente, para o seu filho, ensinando-o o caminho em que deveria andar. Creio completamente que os autores bíblicos foram usados por Deus para escrever seus textos (ou cartas) e que, assim como Salomão queria ensinar a seu filho, Deus quer nos ensinar hoje através da sua Palavra. Ele nos diz: "guarda as minhas palavras e conservas dentro de ti os meus mandamentos". Mas por que devemos guardar a Sua Palavra, ou os Seus mandamentos? Fazendo essa pergunta, me vem a memória algumas respostas:

1) Porque ela (a Sua Palavra) é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça. (II Tm 3:16,17)
A Bíblia é repleta de ensinamentos onde podemos ser corrigidos através do agir do Espírito Santo em nossas vidas. Através do estudo das Escrituras o homem é " perfeitamente habilitado para toda boa obra" (v. 17).

2) Porque ela nos afasta do Pecado. (Sl 119:11)
Aquele que é verdadeiramente salvo não deseja desagradar a Deus, e isso implica uma vida separada do pecado. O salmista nos ensina nesse verso que, guardando os ensinamentos divinos em nosso coração, não iremos pecar contra Deus. Que ensinamento maravilhoso!

3) Porque ela tem as Palavras da vida eterna. (Jo 6:68)
Acredito que esse é o motivo principal para o homem guardar os ensinamentos divinos em sua vida: para a sua própria salvação. O plano salvífico de Deus está diretamente explícito na Bíblia. Ela é capaz de mostrar a condição do homem e a sua necessidade de salvação. Jesus disse que "quem crer na minha Palavra e crer naquele que me enviou tem a vida eterna" (Jo 5:24).

Não encare o conselho de Deus, mostrado no início dessa reflexão, como uma forma de você viver bem consigo mesmo aqui na Terra, mas entenda como a única forma de viver de um modo que O agrade!

Um comentário:

  1. Que Deus continue te abençoando e que o desejo mais ardente do teu coração seja glorificar o Seu Nome. Muito bom o blog, Iguinho! Larissa Pires

    ResponderExcluir