terça-feira, 5 de novembro de 2013

A (Segunda)² Vinda de Cristo

Ultimamente, tenho voltado a minha atenção ao estudo dos acontecimentos do povir, para fundamentar biblicamente a minha fé na doutrina escatológica da vinda de Cristo. Infelizmente, esse tema tem divido muitas denominações cristãs e impedido o crescimento saudável do corpo de Cristo. Sei que o meu pouco estudo não será suficiente para convencer a todos sobre a minha posição exegética, mas isso não é suficiente para me acomodar a ponto de, simplesmente, aceitar o que os grandes teólogos dizem a esse respeito. Isso não tira o meu ânimo de continuar estudando e buscando entender o que Deus tem preparado para nós.
Certa vez, estive discutindo sobre o texto de Mateus 24 [o Sermão Profético], onde o próprio Cristo revela aos discípulos o que irá acontecer nos últimos tempos. E entre as linhas de seu discurso, Ele fala sobre a sua vinda! O que mais me chamou a atenção foi a dualidade do caráter de seu regresso, exposto de forma tão clara. Vamos ver o que a Bíblia fala sobre esse fato:

1) Uma vinda repentina e silenciosa
Jesus compara o seu retorno a um assalto. Da mesma forma como um ladrão vem à noite - de uma forma completamente silenciosa e desapercebida - para roubar, assim será o retorno do Senhor. Impossível sabermos a hora exata que um ladrão virá ao nosso lar para nos roubar. Ele seria muito tolo se desse algum sinal antes aparecer, pois "se o pai de família soubesse a que horas viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa" (Mt 24:43).
Jesus também compara o seu retorno ao julgamento diluviano. Enquanto Noé construia a arca, o povo vivia dissolutamente - multiplicando o pecado sobre a Terra e ensurdecidos à voz do Senhor - quando foram acometidos repentinamente pela vinda das águas do dilúvio. Não quero entrar na discussão sobre a semelhança entre o dilúvio e a Grande Tribulação, pois não foi essa a intenção de Cristo. O que Ele quis ensinar é que "a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai."
Não há sinais ou nada que possa nos garantir que Cristo vem amanhã ou daqui a mil anos. O que nós sabemos é que a sua vinda é iminente e que nós devemos está vigilantes para não sermos pegos de surpresa. E, de acordo com o texto lido, o seu retorno será silencioso e repentino, tal como um ladrão na noite.

2) Uma vinda sinalizada e evidente
No versículo 29 de Mateus 24, Jesus fala ainda sobre a sua vinda. Ele nos diz que logo após a tribulação - referente aos versículos anteriores e vista em detalhes no livro de Apocalipse - o Filho do Homem virá sobre as nuvens com poder e muito glória e todos os povos o verão (Mt 24:30). Inclusive, Cristo disse que durante a tribulação, muitas pessoas testemunharão falsamente que verão o Messias no deserto, ou algo do tipo. Entretanto Ele nos diz que o seu retorno será como um relâmpago que sai do oriente ao ocidente, algo completamente visível e audível por toda a humanidade, e não somente por alguns poucos.
Cristo nos dá alguns sinais de sua vinda. Primeiro, sabemos que ela acontecerá depois da Grande Tribulação, como já dissemos anteriormente. Segundo, Cristo nos diz que antes que Ele venha, "o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento e os poderes dos céus serão abalados" (Mt 24:29). Todas essas coisas servirão de sinais que precederão o seu retorno, como ele mesmo diz.
Diante dessas coisas, o retorno de Jesus será algo calculável - pois os sinais dirão o tempo que Ele irá voltar - e visível a todos os homens.

Perceberam a dualidade? A vinda de Cristo será repentina e silenciosa, mas também será sinalizada e evidente. Dessa forma, como interpretar o texto Bíblico? Se a Sua vinda será cheia de sinais, como um relâmpago, por que Cristo se referiu a uma vinda repentina, como um ladrão na noite? Para mim é óbvio que a segunda vinda de Cristo acontecerá em dois momentos distintos. No primeiro deles, Cristo virá silenciosamente, nos ares (I Ts 4:17), para arrebatar a sua Igreja. Não há sinais para essa vinda, será algo repentino. E no segundo, Cristo virá com grande glória para reinar diante dos povo e julgá-los com retidão. Essa vinda será cheia de sinais e todo olho O verá.
O texto bíblico é claro, basta enxergar as evidências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário