sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Nova Aliança

"Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR fez convosco a respeito de todas estas palavras." Êxodo 24:8
Nesse ritual, Deus ratifica a sua aliança com o povo de Israel através da instituição da Lei. Moisés é a figura humana usada por Deus para representar essa aliança. Ele é o mediador entre Deus e os israelitas. O sangue do cordeiro aspergido sobre o povo é o símbolo dessa aliança, o acesso que o povo tem a Deus através do sacrifício.
"Porque isso é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muito para a remissão de pecados." Mateus 26:28
A morte de Cristo marca uma nova aliança de Deus com os homens. Jesus é agora a figura humana [e divina] usada por Deus para representar essa aliança. Ele é o mediador entre Deus e todos os homens. O seu sangue derramado na cruz é o símbolo dessa nova aliança, o sacrifício perfeito do cordeiro sem mácula.

Percebe a semelhança? Tanto a velha quanto a nova aliança foram marcadas com o sangue, o sangue do cordeiro! Tudo o que houve com Moisés [e com muitos outros heróis da fé] tinha o único propósito de apontar para a vinda do Messias, o Salvador e Rei de todos os homens. Entretanto, vemos em Cristo um ministério bem mais excelente: o papel da Lei sendo substituído pela maravilhosa GRAÇA!

Um comentário: