quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

"O Meu Evangelho"

"Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o MEU evangelho" II Timóteo 2:8
Essas são palavras do apóstolo Paulo ao jovem pastor Timóteo. Nesse verso, ele o encoraja a lutar pela fé cristã, recebendo a motivação através da memória do sacrifício de Cristo e das promessas feitas sobre Ele. Entretanto, o que me chamou mais atenção nesse texto foi a forma como Paulo tratou o evangelho. Ele disse o MEU evangelho! Confesso que fiquei um pouco confuso, pois em outras cartas, vemos Paulo anunciando a procedência divina de todas as coisas. Paulo diz que a igreja é de Deus (I Co 1:2), e não dele, mesmo sabendo que ele próprio havia fundado a igreja em Corinto. Também nos diz que o seu apostolado é fruto da obra de Deus (Ef 1:1), e não de suas próprias forças. Ele, inclusive, fala em outra passagem, que o evangelho anunciado por ele não vem de homem algum [nem mesmo dele], mas de Jesus Cristo (Gl 1:11, 12)!

Assim que li esse verso, corri para o Dicionário do Novo Testamento e para outras versões da Bíblia para ver se existia alguma outra tradução. E para minha decepção (brincadeira), não tinha. Era realmente isso. A palavra μου é um pronome que só pode ser traduzido como "meu", "minha", "de mim". "O meu (μου) evangelho", foi isso que Paulo disse.

Acho que uma interpretação bastante óbvia seria a associação que Paulo fez entre o conteúdo de sua mensagem com a própria pregação em si. Seria o equivalente a associar uma marca ao produto. Exemplos sobre isso não me faltam a cabeça! Falar "Bombril", ao invés de esponja de aço; "Nescau", ao invés de achocolatado; "evangelho", ao invés de mensagem. Os ensinos de Paulo eram tão recheados com o evangelho que ele resolveu dizer "o meu evangelho" ao invés de "o meu ensino". Outro fator que contribuiu para o apóstolo fazer esse tipo de associação seria o destinatário desta carta. Timóteo sempre esteve perto de Paulo, desde a segunda viagem missionária (At 16:1). Na verdade, ele foi fruto do ministério pessoal do apóstolo Paulo (I Tm 1:2) e, provavelmente, tudo o que Timóteo sabia sobre o evangelho veio da boca dele. Não seria estranho, então, Paulo se referir ao ensino dado a Timóteo como propriamente seu, afinal de contas foi Paulo que o ensinou todas as coisas. Estamos falando de uma carta pessoal, onde o interesse de Paulo era, tanto exortá-lo, como [nesse caso] lembrá-lo daquilo que lhe havia sido ensinado.

Mas gostaria de ir um pouco mais afundo nesse texto. Paulo nos mostrou, com suas palavras, uma atitude que todo cristão deveria ter para com o evangelho. Primeiramente, Paulo não usou a expressão com uma conotação de posse exclusiva, como se o evangelho pertencesse a ele. Segundo, ele não está dizendo que o evangelho tem origem nos seus ensinos, como se partisse dele.Vemos vários texto fazendo referência ao verdadeiro dono e autor do evangelho: Jesus Cristo (Rm 1:1,9; I Co 9:12; Fp 1:27). Acredito que o tratamento de Paulo para com o evangelho evidenciava uma profunda identificação com sua mensagem! É semelhante a um torcedor de um time de futebol. A identificação é tão grande que nem é preciso ser fanático para dizer "meu time". Paulo tinha uma enorme identificação com a mensagem do evangelho e isso criou nele um desejo de lutar com todas as forças para que sua mensagem não fosse deturpada, ou para que a sua abrangência não fosse reduzida. Nem mesmo o sofrimento era capaz de frear o apóstolo Paulo. Nem mesmo cadeias (II Tm 1:9)! Na época em que escreveu essa carta, já existiam muitos falsos cristão que perturbavam a igreja e queriam destruir a imagem do evangelho. Paulo, então, mostra um cuidado e carinho para com o evangelho ao mencioná-lo como algo íntimo e pessoal.

Fico muito triste ao ver pessoas sujando e pervertendo o evangelho, tão amorosamente batalhado e defendido pelos santos durante o primeiro século do cristianismo. É triste ver na televisão o que denominações evangélicas têm feito em nome do evangelho. Ver o que a sociedade ímpia tem feito contra as escrituras. Não quero deixar o MEU evangelho nas mãos dos que o usam como pretexto para ganhar dinheiro! Não deixe o SEU evangelho ser completamente ridicularizado por aqueles que permanecem descrentes à voz de Deus. Que possamos ter a atitude do apóstolo Paulo, pois esse é o NOSSO evangelho!