sábado, 23 de março de 2013

"Chamados para Ser Santos"

A igreja em Corinto estava com problemas. Não era para menos, a cidade vivia em pecado. Claro que ela era conhecida pelo seu pioneirismo no comércio grego - devido a sua localização estratégica (litoral do Mar Mediterrânio), seu pioneirismo cultural - devido a realização dos Jogos Ístmicos (perdia apenas em importância para os Jogos Olímpicos) e seu pioneirismo cívico (cidade mais importante da Grécia). Mas o que tornava a cidade de Corinto conhecida em todo o império Romano era sua perversão sexual. Muitas pessoas se prostituíam como forma de cultuar a seus deuses. Existia um templo da deusa Afrodite com várias prostitutas onde os "fiéis" iriam cultuá-la através da prostituição. A questão é que a igreja de Corinto estava dentro desse contexto, ou melhor, esse contexto estava dentro da igreja! Uma vergonha para o evangelho! Então, o apóstolo Paulo - fundador dessa igreja - resolveu enviar uma carta aos cristão dessa cidade para alertá-los (e ensiná-los) sobre uma vida em santidade. Em ICo 1:2, vamos analisar duas expressões que o apóstolo Paulo utilizou para ensinar os irmão em Corinto.
"À igreja que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos ..." I Coríntios 1:2
- SANTIFICADOS em Cristo Jesus
Paulo não estava se referindo a pessoas sem pecado. Ele conhecia muito bem os seus irmão em Corinto e sabia que eles eram pecadores. Na verdade, a palavra santificados significa separação, separados do pecado. Havia plena comunhão entre Deus e o homem no início de Sua criação, entretanto o homem quebrou esse relacionamento fazendo entrar o pecado no mundo (Rm 5:12) através de sua desobediência. Nessa condição, o homem encontrava-se separado de Deus, pois o pecado faz essa separação (Is 59:2). Mas Deus enviou seu filho Jesus Cristo ao mundo, que edificou uma ponte sobre o abismo que nos separava e trouxe a reconciliação (Rm 5:11) àqueles que aceitam o perdão oferecido por Cristo. Dessa forma, estamos juntos ao nosso Deus e separados do pecado. Quando Paulo refere-se aos santificados, ele está chamando os irmãos de Corinto para assumirem o seu papel de cristão e separarem-se do pecado.

- Chamados para ser SANTOS
Uma vez santificados em Cristo Jesus, os irmão em Corinto têm um chamado: chamado para serem santos! Nos referimos muito ao chamado específico de Deus para o ministério pastoral ou para ser um missionário transcultural, mas esquecemos do chamado que Deus faz a todos os crentes! Deus quer que todos os crentes busquem a santificação. Certo autor disse a seguinte frase:
"O caminho que o leva à salvação é o mesmo caminho que o leva à santificação." Steven Lawson
Jesus Cristo nos oferece a salvação e nos oferece as ferramentas para vivermos em santificação. O próprio Paulo trata esse assunto de uma forma tão séria, que ele se refere  à santificação como um desenvolvimento da salvação (Fl 2:12). Podemos até duvidar da salvação de pessoas que não desejam de modo nenhum viver em santidade, pois esse é o chamado de cada crente!

2 comentários:

  1. Deus seja louvado!
    Santidade é a essência do próprio Deus... "Sede Santo, porque Eu Sou Santo" e "Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação"(I Tessalonicenses 4:3). Então nos esforcemos para agradar o nosso Deus....

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Igor... Deus possa cada vez mais te usar!!! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir