segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O Livro da Vida

Muito já se ouviu falar sobre o Livro da Vida, mencionado por diversas vezes no livro de Apocalipse. Entretanto, a sua definição tem dividido muitas denominações cristãs, principalmente pelo fato ser algo que interfere no pensamento sobre a soteriologia (o estudo da salvação). Dessa forma é importante entendermos, baseado nas evidências bíblicas, qual o significado real deste Livro e quais as implicações para a vida humana, em se tratando de está ou não inscrito nele. Queremos responder perguntas como: "Por que é importante compreendermos o propósito deste Livro?", "Algum nome pode ser apagado deste livro?", "Quando este Livro começou a existir?", etc.

Antes de tudo é importante deixar claro que o Livro da Vida não é uma referência a Bíblia, como alguns pensam. É óbvio que a Palavra de Deus testifica a respeito da vida e ela mesma contém as palavras de vida eterna (Jo 6:68), mas não podemos fazer uma referência imediata a Palavra de Deus quando encontramos versículos a respeito do Livro da Vida. Mais a frente vamos entender o porquê.

O grande interesse em se estudar acerca do Livro da Vida é porque a Bíblia nos mostra que ele será um instrumento para o julgamento final dos pecadores.  
"Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros" Ap 20:12. 
Esse evento é conhecido como "o grande trono branco" (Ap 20:11), onde aqueles que foram mortos sem Cristo serão julgados e condenados diante de Deus. É interessante que eles já estão condenados (Jo 3:18), mas irão passar por um julgamento para que eles mesmos reconheçam que não merecem o perdão de Deus por terem negado, enquanto em vida, o sacrifício de Cristo. Dessa forma, o Livro da Vida será um dos critérios que evidenciarão a condenação deles.  
"E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo" (Ap 20:15). 
O "lago de fogo" é o lugar de tormento eterno, onde Satanás e todos os que estão sem Cristo irão sofrer eternamente. Muitos pensam que o Diabo será o governador do submundo, mas ele já está condenado a ser atormentado pelos séculos dos séculos no lago de fogo (Ap 20:10). Por isso, é importante ter o nome escrito no Livro da Vida, pois a ausência nele implica em uma condenação e separação eterna diante de Deus. Então, é completamente relevante a compreensão da verdade sobre esse Livro, pois as implicações acerca da doutrina da salvação estão completamente relacionadas. Dessa forma, é importante fazer a seguinte pergunta:  Mas quais são as pessoas que possuem seu nome nesse Livro?

Era muito comum em culturas antigas - assim como em Israel - existir um registro de todos os cidadãos daquele local. Isso era uma prova de cidadania. Entretanto, esses nomes poderiam ser apagados por situações adversas, como morte, por exemplo. A Bíblia nos mostra que Deus faz de forma semelhante com os "cidadãos celestiais". O Livro da Vida registra todos aqueles que habitarão juntamente com o Senhor no paraíso. O Velho Testamento já mostra alguns indícios acerca desse Livro:
"Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste" (Êx 32:32).
 Neste trecho, Israel havia pecado contra Deus, construindo para si um bezerro de ouro com a intenção de adorá-lo, e Moisés intervém em favor do seu povo para que Deus lhes perdoasse esse pecado. E nesta ocasião, Moisés roga a Deus que, caso o pecado de Israel fosse imperdoável, o seu nome fosse retirado do "livro que escreveste" (uma referência ao Livro da Vida, creio). Observe, a seguir, outro versículo:

"Sejam riscados do Livro dos Vivos e não tenham registro com os justo" (Sl 69:28). 
Neste Salmo, Davi pede a morte de seus inimigos, pedindo a Deus que os retire do Livro dos Vivos (mais uma referência ao Livro da Vida). Dessa forma, podemos aprender algumas coisas: (1) Deus é a única pessoa que pode escrever nesse Livro; (2) os nomes que nele estão contidos podem ser riscados; e (3) aparentemente, todas as pessoas que estão vivas possuem seus nomes inscritos, sendo a morte física um meio de riscá-lo. É dessa forma que o VT apresenta o Livro da Vida. Então quer dizer que somente as pessoas que se encontrarem vivas - ou seja, que possuem seus nomes no Livro da Vida - no dia do juízo é que escaparão da condenação eterna? Não existe nenhum meio de ter o nome gravado permanentemente, mesmo após a morte?

O Novo Testamento apresenta uma visão um pouco mais restrita acerca desse Livro. Todas as vezes que a expressão aparece é em Apocalipse, exceto em Fp 4:3:  
"A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas também se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e todos os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida". 
Aqui o apóstolo Paulo se refere a pessoas que trabalhavam fielmente na obra de Deus. Seria um tanto inusitado se o apóstolo tivesse usado a expressão "Livro da Vida" apenas para enfatizar que esses cooperadores ainda estavam vivos naquele tempo. Talvez fosse mais óbvio justificar o uso da expressão para deixar claro que essas pessoas eram crentes, salvas em Cristo Jesus. Se esse texto não deixa claro a relação entre ser salvo e ter o nome gravado no Livro da Vida, observe os textos a seguir:  
"O vencedor será vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida" Ap 3:5 
"E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão vendo a besta que era e não é, mas aparecerá" Ap 17:8
  No primeiro verso, o Senhor Jesus mostra ao apóstolo João uma forma de ter o nome escrito permanentemente no Livro, que é vencendo através de Cristo (Rm 8:37). Aqueles que estão em Cristo não podem ter seus nomes riscados, nem mesmo através da morte! Isso porque, de acordo com o segundo versículo, os nomes dos eleitos do Senhor foram escritos antes da fundação do mundo! Antes de ter vida, o nome dos salvos já estavam escritos no Livro da Vida e, dessa forma, não podem ser apagados! Muitas pessoas que se dizem salvas creem que o pecado é capaz de riscar o nome delas do Livro e que serão condenadas se não apresentarem-se diante de Deus completamente imaculadas. Sabemos que o pecado sempre vai existir (I Jo 1:8) e o texto de Ap 3:5 nos dá a garantia de que estaremos livres da condenação eterna.

De acordo com os textos apresentados, podemos entender um pouco mais sobre o Livro da Vida. Em alguma hora, todas as pessoas irão morrer e terão seus nomes riscados deste Livro. A única forma de garantir a permanência nesse Livro é sendo um "vencedor" através do sacrifício perfeito de Cristo.

E você? Pode ter certeza que seu nome nunca será apagado?