quinta-feira, 11 de abril de 2013

Buscando Perdidos

"Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido." Lucas 19:10
   Durante o ministério de Cristo, Ele revela em Sua palavra alguns dos motivos pelos quais Ele veio a Terra. Ele veio para "servir e resgatar muitos" (Mc 10:45), veio para "dar vida em abundância" a todo aquele que crer (Jo 10:10), veio também "cumprir a Lei" (Mt 5:17), para ganhar os que estavam sob o regime da Lei. Cristo veio como um soldado, disposto a cumprir as [várias] missões que lhe foram confiadas por intermédio de seu Soberano Sargento, o Deus Todo Poderoso. Dou um destaque especial a uma missão bastante nobre do nosso Senhor Jesus Cristo, registrada pelo discípulo Lucas: ele veio para "buscar o perdido" (Lc 19:10).
   Cristo veio para buscar o que estava perdido. É aquela famosa cena do pastor de ovelhas que anda sempre com uma vara, mostrando e ensinando o caminho em que elas devem andar. A grande diferença é que, no início do ministério de Jesus, todas as ovelhas estavam em situações desesperadoras: muitas estavam enfermas, outras tinham cargas muito pesadas sobre si que não podiam sequer andar, algumas estavam cegas e precisavam de guia. Em suma, todas estavam perdidas e o grande Pastor (Jo 10:11) estava disposto a resgatá-las. 
    Vamos aprender um pouco mais sobre isso através da Palavra de Deus.

- Quem são os perdidos?
   A maioria é levada a acreditar que os perdidos são aquelas pessoas mais necessitadas, que vivem em ruas, mendigando, ou que possuem alguma enfermidade física. Errado. Quando Cristo pronunciou aquela frase destacada no início deste texto, ele estava se referindo a um homem chamado Zaqueu. Veja o que a Bíblia fala sobre ele:
"Eis que um homem chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico (...)" Lucas 19:3
O maioral dos publicanos estava perdido. Agora entende que não tem nada haver com a posição social ou saúde? Na verdade o que importa é a sua posição diante de Deus. "Tanto judeus como gregos" (Rm 3:9), pobres ou ricos, brancos ou negros podem está perdidos diante de Deus.
   A Bíblia nos fala de dois caminhos: um largo e um estreito. O estreito conduz o homem à salvação, enquanto que o largo conduz à PERDIÇÃO (Mt 7:13,14). Os que andam pelo caminho largo são aqueles que não conhecem a Deus, andam por aí satisfazendo os seus próprios prazeres, trocando a glória de Deus pela sua própria glória. Em suma, estão perdidos! Paulo chama essas pessoas de "homem natural" (ICo 2:14), que não tem como conhecer a vontade de Deus para a sua vida. O simples fato de ter nascido de sua mãe já garante a sua perdição, não é preciso fazer nada de mal para considerar-se perdido. O homem já nasce perdido, andando no caminho da perdição.

- Conhecendo os dois caminhos.
   Os que andam no caminho da perdição estão condenados. Estão caminhando para findar no castigo eterno. Eles estão nessa situação por preferirem praticar coisas que procedem de algo que é contrário a Deus. "Porque tudo que há no mundo não procede do Pai" (I Jo 2:16). O mundo é a expressão do que foi proferido por Cristo sobre o caminho largo e representa muito bem a situação dos que andam por ele. "Os desejos da carne, os desejos dos olhos, a soberba da vida" são prioridades a serem satisfeitas por essas pessoas. E são muitas que andam dessa forma (Mt 7:13)! O apóstolo João ainda fala de uma pessoa, um guia, que recebe todo o crédito por conduzir os homens neste mundo: o Maligno (I Jo 5:19). O diabo é o "falso pastor" que leva as ovelhinhas perdidas para o matadouro.
    O nosso papel é convencê-los de que existe um caminho bem mais excelente. É o caminho que procede de Deus! A expressão desse caminho é conhecida como a "vontade de Deus" e o seu fim é uma "vida de comunhão eterna com Ele" (I Jo 2:17). O nosso guia é ninguém menos que o próprio Senhor Jesus, que inclusive ja "venceu o mundo" (Jo 16:33). Ele nos ajuda em nossa caminhada, nos dando forças para suportar os problemas e dificuldades que enfrentamos. Uma vez que estamos trilhando esse caminho, "não devemos está de acordo com o outro caminho (o mundo), mas desejar sempre a boa vontade de Deus" (Rm 12:2).

- Buscando perdidos.
   Cristo ensina como deve ser o nosso comportamento e a nossa dedicação para buscar o perdido. Ele cita uma parábola em Lucas 15:1-10 para explicar, pelo menos, duas verdade que podemos encontrar.
   1) "Qual o pastor que, tendo cem ovelhas, não deixa as noventa e nove no deserto para buscar uma que se perdeu pelo caminho?" (Lc 15:4). Não somos pastores, mas podemos estimar o valor de uma ovelha para aquele homem. Ela é tão preciosa que o pastor está disposto a deixar as ovelhas salvas a sós enquanto ele vai à procura da outra. Cristo quer nos ensinar sobre a nossa prioridade sobre aqueles que estão perdidos. Devemos perceber o valor daquela alma, esquecer um pouco a nossa situação privilegiada e ir em busca do perdido. Olhe o que um grande pregador disse sobre a sua dedicação em evangelizar:
"Prefiro levar um pecador a Cristo que desvencilhar todos os mistérios da Palavra divina". Charles Spurgeon
   2) "Qual a mulher que, se perder uma de suas dez moedas, não acende uma candeia, varre a casa e a procura diligentemente?" (Lc 15:8). A busca pelo perdido não deve ser feita de qualquer jeito. Quando a mulher se propôs a buscar a sua moeda ela primeiro "acendeu a candeia" e "varreu a casa". A Palavra de Deus é a luz para o nosso caminho (Sl 119:105), ela é capaz de nos revelar aqueles que mais necessitam do Salvador. Ela deve ser a nossa candeia na busca pelos perdidos. Só assim seremos capazes de encontrá-los em meio as trevas e convencê-los de sua perdição. Outra consideração preliminar é a sua condição espiritual. Devemos "varrer" os pecados de nossa vida e buscar a purificação que o Senhor Jesus oferece. Dessa forma estamos aptos para, diligentemente, alcançar o perdido.

   Nós, como crentes, devemos imitar a Cristo. Essa é basicamente a essência do cristianismo, inclusive no significado da palavra (cristão = pequeno Cristo). Somos "miniaturas de Cristo", pessoas transformadas pela graça de Deus e lapidadas de um modo que nos identificamos e nos tornamos parecidos com Jesus. Dessa forma "já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gl 2:20). Analisando bem tudo isso, a missão que estava na responsabilidade de Cristo não recaí também sobre nós? Buscar perdidos. O nosso Mestre quer nos fazer "pescadores de homens", sempre foi esse o seu plano. Vamos atender ao seu chamado.