sábado, 23 de março de 2013

"Chamados para Ser Santos"

A igreja em Corinto estava com problemas. Não era para menos, a cidade vivia em pecado. Claro que ela era conhecida pelo seu pioneirismo no comércio grego - devido a sua localização estratégica (litoral do Mar Mediterrânio), seu pioneirismo cultural - devido a realização dos Jogos Ístmicos (perdia apenas em importância para os Jogos Olímpicos) e seu pioneirismo cívico (cidade mais importante da Grécia). Mas o que tornava a cidade de Corinto conhecida em todo o império Romano era sua perversão sexual. Muitas pessoas se prostituíam como forma de cultuar a seus deuses. Existia um templo da deusa Afrodite com várias prostitutas onde os "fiéis" iriam cultuá-la através da prostituição. A questão é que a igreja de Corinto estava dentro desse contexto, ou melhor, esse contexto estava dentro da igreja! Uma vergonha para o evangelho! Então, o apóstolo Paulo - fundador dessa igreja - resolveu enviar uma carta aos cristão dessa cidade para alertá-los (e ensiná-los) sobre uma vida em santidade. Em ICo 1:2, vamos analisar duas expressões que o apóstolo Paulo utilizou para ensinar os irmão em Corinto.
"À igreja que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos ..." I Coríntios 1:2
- SANTIFICADOS em Cristo Jesus
Paulo não estava se referindo a pessoas sem pecado. Ele conhecia muito bem os seus irmão em Corinto e sabia que eles eram pecadores. Na verdade, a palavra santificados significa separação, separados do pecado. Havia plena comunhão entre Deus e o homem no início de Sua criação, entretanto o homem quebrou esse relacionamento fazendo entrar o pecado no mundo (Rm 5:12) através de sua desobediência. Nessa condição, o homem encontrava-se separado de Deus, pois o pecado faz essa separação (Is 59:2). Mas Deus enviou seu filho Jesus Cristo ao mundo, que edificou uma ponte sobre o abismo que nos separava e trouxe a reconciliação (Rm 5:11) àqueles que aceitam o perdão oferecido por Cristo. Dessa forma, estamos juntos ao nosso Deus e separados do pecado. Quando Paulo refere-se aos santificados, ele está chamando os irmãos de Corinto para assumirem o seu papel de cristão e separarem-se do pecado.

- Chamados para ser SANTOS
Uma vez santificados em Cristo Jesus, os irmão em Corinto têm um chamado: chamado para serem santos! Nos referimos muito ao chamado específico de Deus para o ministério pastoral ou para ser um missionário transcultural, mas esquecemos do chamado que Deus faz a todos os crentes! Deus quer que todos os crentes busquem a santificação. Certo autor disse a seguinte frase:
"O caminho que o leva à salvação é o mesmo caminho que o leva à santificação." Steven Lawson
Jesus Cristo nos oferece a salvação e nos oferece as ferramentas para vivermos em santificação. O próprio Paulo trata esse assunto de uma forma tão séria, que ele se refere  à santificação como um desenvolvimento da salvação (Fl 2:12). Podemos até duvidar da salvação de pessoas que não desejam de modo nenhum viver em santidade, pois esse é o chamado de cada crente!

quinta-feira, 7 de março de 2013

O Verdadeiro Serviço

Algo muito importante para a manutenção e evolução da obra do Senhor dentro da Igreja é o serviço. Sem ele é muito provável que a Igreja enfraqueça e perca completamente a sua força na edificação dos santos e propagação do evangelho àqueles que ainda não conhecem. Mas antes de comentarmos sobre o que a Bíblia nos fala sobre esse assunto, é interessante combatermos alguns conceitos errados que muitas pessoas têm acerca do serviço. "A obra do Senhor deve ser realizada somente pelos líderes da Igreja", muitos dizem. Isso gera uma acomodação muito grande por parte de crentes de hoje. É comum vermos nas Igrejas pessoas que vivem sentadas nos bancos prontas para receber aquela "porção de bençãos" para iniciar a semana de bem com a vida. Veremos o que a Bíblia fala sobre isso. Outras pessoas encaram o serviço na Casa de Deus como um mero cumprimento de ordens: só fazem algo se o pastor o solicitar, caso contrário, não fazem nada. Não é bem assim! Vamos ver o que a Bíblia nos ensina sobre o Verdadeiro Serviço.

1) O serviço se extende a todos os que são de CRISTO
Todos os cristãos são servos de Deus. Para entendermos isso, vamos voltar um pouco na história da nossa vida. Antes de conhecermos a Cristo, estávamos sujeitos a esse mundo perverso. Éramos servos, escravos, e o nosso senhor era o pecado (Rm 6:16). Um grande carrasco que nos afastava de Deus e não permitia de forma nenhuma que buscássemos a Ele. Esse senhor tinha total domínio sobre nossas vidas e fazia com que dedicássemos "servilmente aos rudimentos mundo" (Gl 4:3). Entretanto, Cristo desceu de seu lugar de glória, veio ao mundo como homem, morreu numa cruz por nós e desembainhou a sua espada para nos libertar das cadeias que nos prendiam ao pecado. Agora, uma vez libertos, somos servos dEle, pois fomos comprados por preço (I Co 6:20). Devemos servir-lO com toda a nossa força, buscando agradar o nosso novo Senhor. Dessa forma, todos os que aceitaram o perdão de Cristo são seus servos e devem se comportar como servos, sendo obediente a Sua voz.

2) A motivação do serviço deve ser CRISTO
Uma grande preocupação que existe nas igrejas hoje é o ativismo religioso. Pessoas estão dispostas a sair de suas casas para realizarem grandes obras sociais ou até mesmo para trabalhar em algo dentro da própria igreja. Por que isso é preocupante? Porque a maioria delas não possuem a motivação certa, que é a glória de Deus. "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor..." (Cl 3:23). Não é porque você está trabalhando na igreja que o "fazer para o Senhor" já está implícito. Muitos trabalham na igreja com as motivações erradas. Cristo deve ser a nossa única motivação, e não o pastor, ou os membros da igreja, ou os visitantes, etc. Ele é o fundamento (ICo 3:10-15) onde nossa obras devem ser construídas, e se alguém vier construir algo fora desse fundamento, que pode aproveitar? Com certeza, Deus não irá nem vê-las. Elas serão destruídas se não estiverem em Cristo. Busque a verdadeira motivação no seu serviço!

3) Nosso serviço deve ser como o de CRISTO
Cristo nos deixou um grande exemplo sobre o serviço a ser seguido. Estou falando do Rei dos Reis, do Senhor dos Senhores, o próprio Deus em forma humana que não levou em conta todos esses fatos e "assumiu a forma de servo" (Fp 2:7). Lembro-me muito sobre o texto de João 13, onde Jesus lava os pés de seus discípulos. Quer exemplo maior do que este? Aprendemos que o serviço deve ser feito com prontidão e com humildade. Cristo não esperou que alguém se levantasse e dissesse: "Estamos sem servos para lavar os pés. Alguém aí se habilita?". Ele simplesmente levantou-se e o fez. Ele também não levou em conta a natureza desse trabalho, que era considerado sujo e realizado apenas pelos servos mais insignificantes. Ele humilhou-se e o fez. E nós não queremos guardar as cadeiras da Igreja! Que tipo de servos nós somos?

Vamos buscar servir em nossas Igrejas com as verdadeiras motivações, assim como Cristo fez, sabendo que todos somos SERVOS!