quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Verdadeira Paz

"Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize." João 14:27
Gosto muito desse versículo. Ele sempre esteve em minha memória, pelo fato de compôr a letra de uma canção cristã bem conhecida durante a minha infância. E por esse motivo, esse verso sempre me chamou a atenção. Porém, lendo-o hoje, algo me chamou a atenção, muito mais do que o simples fato de fazer parte de uma música. Estou falando da referência que Cristo faz a paz que o mundo oferece. "Não dou a minha paz como o mundo a dá", Jesus disse. Imediatamente, pensei: "Que paz é essa? Como o mundo em que vivemos pode oferecer algo diferente da violência e da maldade humana?" Exatamente! O mundo não está em paz e foi isso mesmo, creio eu, que Jesus quis dizer. Vejamos alguns textos bíblicos que comprovam esse argumento.

1) O mundo não está em paz.
O mundo não está em paz. Muitas pessoas acreditam que a paz é simplesmente a ausência de guerra - um estado de calma e tranquilidade. [E é exatamente isso!] Entretanto, se cremos que esse é verdadeiramente o conceito mais adequado para PAZ, concluímos que o mundo está bem, na medida do possível. [Correto, mais uma vez!] Mas qual a visão de Deus sobre toda a humanidade? Como está o relacionamento do homem com o seu Criador? Veja bem, podemos até ser enganados, levando-nos a crer que toda a humanidade se encontra em perfeita paz, entretanto estaríamos negando uma verdade bíblica:
"A IRA de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça." Romanos 1:18
 O nosso Deus não está feliz com a humanidade. O homem tem trocado a glória que deveria ser concedida completamente ao SENHOR para satisfazer os seus próprios desejos! Deus não pode suportar esse tipo de comportamento. Imagine que você tem um filho, onde desde o seu nascimento - e até mesmo antes - você tem se esforçado e se preparado muito para educá-lo, ensinando e preparando o caminho em que ele deveria andar. Mas o seu filho torna-se rebelde com o passar do tempo, desonrando completamente o seu nome e experimentando todas as coisas contrárias àquilo que você havia ensinado. Você ficaria conformado com esta situação? Não! Da mesma forma o SENHOR não está satisfeito com a condição do homem. Ele está irado, pois o criou a sua imagem e semelhança e o ensinou o caminho que deveria seguir, porém ele decidiu seguir o seu próprio caminho. Sendo assim, o homem está em guerra com Deus, lutando contra os desejos santos do Pai para a sua própria vida. Não há paz!

2) A justificação nos traz a paz.
A guerra se transforma em paz. A partir do momento em que aceitamos o perdão dos nossos pecados oferecido por Cristo, somos declarados justo, justificados. Nossa vida entra em harmonia com Deus, não andamos mas em divergência em relação à Sua vontade. Nos tornamos "servos da justiça" (Rm 6:18), pois preferimos obedecer aos Seus mandamentos. Isso nos leva a uma grande verdade:
"Justificados, pois, mediante a fé, temos PAZ com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 5:1
Toda aquela incompatibilidade agora já não existe mais. Agora, nós andamos em conformidade com Deus, não estamos mais sob a Sua ira. É interessante ver quão poderoso foi - e continua sendo - o sacrifício de Cristo naquela cruz, ao ponto de fazer tão grande obra na vida do pecador!

O mundo sem Cristo é um mundo em guerra, guerra contra o Deus todo poderoso. A nossa responsabilidade é mostrar o caminho que deve ser trilhado para que esse "acordo de paz" seja assinado!